Sobre a Reciclagem

Origem da Sucata

A sucata de aço provém de:

• Sucata Interna ou de Retorno: Originada da usina siderúrgica, durante o processo de fabricação dos mais variados tipos de aço.
  • Sucata de Processamento ou Industrial: Proveniente das atividades industriais (indústria automobilística, embalagens, naval, construção civil...).
  • Sucata Obsolescência:Origina-se da coleta de produtos colocados em desuso (ex: embalagens, máquinas, fogões, geladeiras...).

Importância da Gestão Ambiental

A atividade de coleta, transporte, seleção, preparação e comercialização de materiais metálicos recicláveis, dentre outros benefícios advindos da reciclagem, resulta na desoneração dos Municípios de grande parte das despesas necessárias para a preservação do meio ambiente, dando destinação final ambientalmente corretam aos materiais metálicos recicláveis, prolongando a vida útil dos aterros sanitários e das reservas minerais, proporcionado imediata redução no consumo de energia elétrica e da utilização dos recursos hídricos.

MATERIAIS%
Sucata de Alumínio95
Cobre Reciclado85
Plástico Reciclado80
Aço Reciclado74
Papel Reciclado65
Chumbo65
Zinco60

Fonte : CEMPRE

Quando o aço é produzido inteiramente a partir da sucata há uma redução da poluição do ar (-85%) e do consumo de água de (-76%), eliminando todos os impactos decorrentes da atividade de mineração.

Cada tonelada de alumínio reciclado poupa a degradação do ambiente com a retirada de 5 toneladas de bauxita.

01 (uma) lata de alumínio reciclada equivale a economia de energia de um televisor em uso pelo período de três horas.

Entidades Relacionadas

© 2021 Copyrights. All rights reserved.